Amanhã

Depois de amanhã, sim, só
depois de amanhã…
Levarei amanhã a pensar em
depois de amanhã,
E assim será possível; mas hoje
não…
Não, hoje nada; hoje não posso. 

(Adiamento - Álvaro de Campos – heterônimo de Fernando Pessoa)

Procrastinar… deixar tudo para depois. É comum pessoas que estão constantemente adiando o que tem para fazer… e, quando não adiam, terminam por se desviar do seu objetivo de tal forma, que acabam por não fazer mesmo.

Procrastinar não é sinal de doença. Acredita-se que em torno de 80% das pessoas procrastinam com certa frequência e 99%, de vez em quando. Entretanto, para aqueles que tem por hábito agir dessa forma e que se percebem assim, a ansiedade, a vergonha e a sensação de culpa passam a fazer parte de seu cotidiano.

No livro, Religião dos Espíritos (Emmanuel / Chico Xavier), no capítulo "Amanhã", vemos que o mentor espiritual de Chico alerta para o fato de usarmos a palavra amanhã muitas vezes na semana: quando respondemos para o nosso vizinho que necessita de

consolo e cooperação; quando postergamos tarefas difíceis; etc. Como resultado, ele afirma, “a conta dorme com o devedor, acordando com ele no dia seguinte”.

Mas é importante observar na vida, assinala Emmanuel, que carregamos conosco as oportunidades do presente e os débitos do passado.

 “(…) [A partir das] diretrizes de hoje, na preparação do futuro, a vida nos oferecerá, amanhã, paz ou luta, felicidade ou provação, luz ou treva, bem ou mal.”

Todo instante, portanto, é oportunidade de começar o melhor! E por que não começar pelo bem ao próximo?! É ele, como aponta Emmanuel, um “crédito infalível no livro da eternidade!”

Em Agenda Cristã (André Luiz / Chico Xavier), encontramos:
 
Ajude sempre. 
(…) 
Faça luz. 
Semeie paz. 
Espalhe bênçãos. 
(…) 
Caminhe, melhorando. 
Sirva hoje. 
Espere o amanhã.
O amanhã, portanto, não como resultado de uma procrastinação, mas como fruto das ações do presente.

Kardec (Viagem Espírita em 1862) adverte:


(…) Observai que, de um momento para o outro, amanhã talvez, o anjo da morte pode vir bater à vossa porta e dizer: Deus vos chama para prestardes conta do que fizestes de sua  palavra, da palavra de Seu Filho, que Ele fez repetir pelos bons Espíritos. Estai, pois, sempre prontos a partir  e não façais como o viajor imprudente que é surpreendido desprevenido.”
Emmanuel (em Seara dos Médiuns) diz que é necessário reverenciar o serviço, buscar o serviço, disputar o serviço e abraçar o serviço com espírito de renúncia em favor do próximo. Afirma que muitos dizem que farão isso amanhã, mas o amanhã já é o tempo de colheita, vitória, alegria. O que acontece, diz ele, é o que prega o velho rifão: “amanhã é o caminho que vai dar no deserto chamado nunca!”

Lin Ch’eng Yü (psicografia de Elzio Ferreira de Souza), reforçando a importância da ideia do hoje, ressalta que a “realidade não se forja no amanhã, mas no hoje dos destinos”.

E, como um alerta, Elzio Ferreira de Souza nos diz: “O amanhã nos espera a todos, mas a qualidade dele depende de nossa vivência no hoje!”

Mas nunca nos desesperemos por nos preocuparmos com os resultados, pois eles virão, como fruto de nossas ações no presente. Assim, lembremos Lucas 13:33: “Importa, porém, caminhar hoje, amanhã e no dia seguinte”.

Caminhar, caminhar sempre, com o pensamento fixo no Criador!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O trem da vida

O Infinito à sua Porta

A Parábola do Semeador